Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF
O PAIF está baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, o envelhecimento, deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades.
Prevê o desenvolvimento de potencialidades, aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Possui estratégia prioritária para oferta de serviços aos beneficiários de transferência de renda (PBF e BPC).
Público atendido:
Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes no território de abrangência dos CRAS, em especial: Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contemplados; Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
É importante saber
Como solicitar?
Por Telefone
CRAS Centro
Ou também por e-mail cras@pinhalzinho.sc.gov.br; social@pinhalzinho.sc.gov.br
Fone: (49) 3366-6675
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:30h.
CRAS Maria Terezinha
Ou também por e-mail crasjmt@pinhalzinho.sc.gov.br
Fone: (49) 3366-6642
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:30h.
Presencialmente
CRAS Centro
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:30h.
Av. Porto Alegre, 715, Centro
89870-000
CRAS Maria Terezinha
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:30h.
Rua Gov. Hercílio Luz, 424, Bairro Jardim Maria Terezinha
89870-000
Passo a Passo
1
Trabalho de orientação, encaminhamentos, acolhida, acompanhamento familiar, informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal, conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários, notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, busca ativa.2
Denuncias, solicitações, informações e agendamento de atendimento presencial ou por meio de visita domiciliar psicossocial para avaliação da equipe nos endereços citados.3
Formas de Acesso: • Por procura espontânea; • Por busca ativa; • Por encaminhamento da rede socioassistencial; • Por encaminhamento das demais políticas públicas.Legislação relacionada
Norma Municipal: Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, do conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, que trata da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais |
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http://www.mds.gov.br/webarquivos/legislacao/assistencia_social/resolucoes/2009/Resolucao%20CNAS%20no%20109-%20de%2011%20de%20novembro%20de%202009.pdf |
Informações Adicionais
Não há prazo máximo definido, variando de acordo com a complexidade de cada situação atendida.
Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; • Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas; • Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; • Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
A inclusão no acompanhamento deste serviço é imediato após identificação pela equipe técnica do CRAS.
Mecanismos, locais e formas para o usuário apresentar manifestações: Serviço de Informação ao Cidadão – LAI Ouvidoria Para receber, responder e consultar manifestações, serão utilizados os mesmos canais de comunicação escolhidos pelo usuário.
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
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CPF | Original | 0 |
RG | Original | 0 |
Comprovante de Residencia | Original | 0 |
Órgão / Entidade responsável
- Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos