Grupo de Tabagismo
Serviço recomendado para:
👨👩👦 Cidadão
Grupo para pacientes que desejam cessar o tabagismo. Realizado por equipe multiprofissional, que realiza palestras, orientações, auriculoterapia, o médico avalia e prescreve medicações, que são dispensadas pela farmacêutica.
É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Exige apresentação de documentos
Como solicitar?
Por Telefone
Policlínica Central Arthur Bartolomeu Fiorini
Fone:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h.
Policlínica II Dr Pedro Paulino Burigo
Fone:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h (exceto quintas feiras de manhã).
Unidade Básica de Saúde Prefeito Alexandre Grando
Fone:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h (exceto terças feiras de manhã).
Unidade Básica de Saúde Irma Hildegart Karling
Fone:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h (exceto terças feiras de tarde).
Unidade Básica de Saúde Otilia Bruisma
Fone:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h (exceto quartas feiras de manhã).
Presencialmente
Policlínica Central Arthur Bartolomeu Fiorini
cood.ubscentral@pinhalzinho.sc.gov.br
Rua Paraná, 183, Santo Antônio
89870-000
Policlínica II Dr Pedro Paulino Burigo
coord.ubssaojose@pinhalzinho.sc.gov.br
Avenida Emanuel Klauck, 443, São José
89870-000
Unidade Básica de Saúde Prefeito Alexandre Grando
coord.ubsmaria@pinhalzinho.sc.gov.br
Rua Gaspar Brum, 86, Maria Terezinha
89870-000
Unidade Básica de Saúde Irma Hildegart Karling
coord.ubsdivineia@pinhalzinho.sc.gov.br
Rua Demetrio Brancher, 513, Divinéia
89870-000
Unidade Básica de Saúde Otilia Bruisma
coord.ubspioneiro@pinhalzinho.sc.gov.br
Avenida Mato Grosso, 3050, Pioneiro
89870-000
Informações Adicionais
Principais etapas do serviço:
Usuário é encaminhado por algum profissional da saúde para o grupo, ou procura o serviço tendo a vontade de cessar o tabagismo. A enfermeira do ESF à qual ele pertence coloca-o na lista de pacientes. Quando acontece um novo grupo são classificados os pacientes por ordem de inclusão na lista e mais caos de urgência. Os pacientes são chamados para entrevista inicial e após acontecem 8 encontros, conforme cronograma pré estabelecido. O atendimento no grupo é por equipe multiprofissional e a avaliação de necessidade de medicação é individual. São realizadas palestras, rodas de conversa, quando necessário agendado atendimento individual. São realizados 03 grupos por ano, sendo que, acontecem intercalados entre os ESFs. Em cada grupo participam integrantes de todos os ESFs.
Usuário é encaminhado por algum profissional da saúde para o grupo, ou procura o serviço tendo a vontade de cessar o tabagismo. A enfermeira do ESF à qual ele pertence coloca-o na lista de pacientes. Quando acontece um novo grupo são classificados os pacientes por ordem de inclusão na lista e mais caos de urgência. Os pacientes são chamados para entrevista inicial e após acontecem 8 encontros, conforme cronograma pré estabelecido. O atendimento no grupo é por equipe multiprofissional e a avaliação de necessidade de medicação é individual. São realizadas palestras, rodas de conversa, quando necessário agendado atendimento individual. São realizados 03 grupos por ano, sendo que, acontecem intercalados entre os ESFs. Em cada grupo participam integrantes de todos os ESFs.
Prioridades de atendimento:
Ordem de entrada na lista e emergências tem prioridade.
Ordem de entrada na lista e emergências tem prioridade.
Dúvidas, sugestões ou reclamações:
Mecanismos, locais e formas para o usuário apresentar manifestações: Serviço de Informação ao Cidadão – LAI Ouvidoria Secretaria Municipal de Saúde Horário de Atendimento: 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h Avenida Belém, 353, Centro, CEP: 89870-000 Por telefone: 3366-6640 e-mail: saude@pinhalzinho.sc.gov.br Para receber, responder e consultar manifestações, serão utilizados os mesmos canais de comunicação escolhidos pelo usuário.
Mecanismos, locais e formas para o usuário apresentar manifestações: Serviço de Informação ao Cidadão – LAI Ouvidoria Secretaria Municipal de Saúde Horário de Atendimento: 7:30h às 11:30h e 13:00h às 17:00h Avenida Belém, 353, Centro, CEP: 89870-000 Por telefone: 3366-6640 e-mail: saude@pinhalzinho.sc.gov.br Para receber, responder e consultar manifestações, serão utilizados os mesmos canais de comunicação escolhidos pelo usuário.
Outras Exigências
- Usuário deve ter cadastro na unidade de saúde, demonstrar interesse em participar do grupo, deixando o nome com Enfermeira responsável do ESF, ou através de encaminhamento médico.
- Ter cadastro atualizado e ativo na unidade básica de saúde.
Documentos
Documento | Apresentação | Vias(s) |
---|---|---|
RG | Original | 0 |
Cartão do Posto | Original | 0 |
Cartão do SUS | Original | 0 |
Órgão / Entidade responsável
- Secretaria Municipal de Saúde - SMS
- Avenida Belém, 353 - Centro
- (49) 3366-6640 - Principal
- saude@pinhalzinho.sc.gov.br
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida
por Lei.
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos